sábado, março 12, 2011

Manifestação «Geração à Rasca» - Foto reportagem

Mais de duzentas mil pessoas só em Lisboa. Diziam-me a mim em particular que não adiantava nada ir a Lisboa. Adianta pois na medida em que revejo-me totalmente no motivo do protesto - a precaridade, o desemprego e os licenciados corridos a quinhentos euros. Para além disso, quanto mais não fosse, foi um dia bem passado, divertido, assistindo a algo que não se vê todos os dias e com o facto inédito de ser a primeira manifestação convocada em Portugal através das redes sociais. Aqui está a foto reportagem dos principais acontecimentos.
Quando cheguei eram cerca das 14.30 e confesso que fiquei bastante apreensivo pois quando subi os degraus vindo do Metro, a primeira coisa com que me deparei foi uma tarja do PCP e logo pensei que seria mais uma manifestação do PCP e BE. Depois, a manifestação reunia para aí uma mil pessoas, alguns «jovens» de cabelo e barba branca e bóina basca. Diabo! Mas em pouco mais de quarenta minutos milhares e milhares de manifestantes encheram a Avenida da Liberdade e foi o que se viu.


Os primeiros a chegar


O monumento que celebra o Armistício e o fim da I Guerra Mundial

Uma perspectiva da Avenida da Liberdade

Ainda bastante vazia nesta altura

O primeiro sinal
Uma tarja do PCP foi a primeira coisa a vislumbrar quando saí do túnel da estação de Metro da Avenida


Gente e mais gente a chegar
Enquanto acima já os manifestantes se enquadravam para iniciar o protesto e ainda milhares e milhares de pessoas ininterruptamente continuavam a subir Avenida da Liberdade acima


Filmagem aérea

O helicópetero que filmou a manifestação do ar para as televisões



Ao pontapé?




Partidocracia


PNR

A extrema-direita marcou presença através do Partido Nacional Renovador. Foi o único partido a participar de forma explicita. Iam à cabeça da manifestação.



Eles «andam'n» a'i

Os Kadhafis e os camelos. Os lesados do BPP não quiseram ficar de fora.



Vamos quê?

Aí está algo inédito: Vamos refodê-los. Refodê-los? Significa que já foram... e agora vão ser re....?




Precarizarem

Bem dito. Basta de precarizar(em)


De saias

Frau Angela...






Directos

«Shôr PR dê-me uma das suas reformas» só uma pequenina o resto é tudo pra si. Não coma tudo sem deixar nada. «Jovem Licenciado precisa de dinheiro. NIB 0009...» - um apelo á generosidade.



Velhos camaradas

Olhem-me só quem veio á festa



Ao alto mas com o mastro murcho

A república tuga é impotente


Iniciativa jovem

Assim hajam mais... iniciativas




«Plantem marijuana»






Era o que afirmava quem distribuia estes simpáticos panfletos: «Plante marijuana». Quando me deu um, disse-me: «Planta marijuana». E eu: «Arranja-me as sementes». Aí está uma maneira original de impulsionar a economia.



Aí estão eles... a lutar

Em cima de uma camioneta, os Homens da Luta cantaram e encantaram, no palco móvel.



«Luta luta camarada luta»



Procura-se

...em todo o lado e para que o pai ou a mãe não duvidem








Mais ou menos

A geração mais menos... só pode


Chamem a polícia


Também são precários não haja dúvida... nos escalões mais baixos, claro




Cheirinho a jasmim

Outras manifestações lembradas, made in Tunisia




«PEC Aralho pra eles»

«PEC 1, PEC 2, PEC 3, PEC aralho» assim se gritava aqui




À Rasca e à rasquíssima e não é pouco





Açores





Mega recibo verde

Licenciada em Engenharia Quimica... psicólogos, arquitectos, etc... não há curso que resista




«Ordenado mínimo para os políticos já»

O problema até nem é tanto o ordenado dos políticos mas sim os ordenados milionários dos gestores públicos e regalias inerentes



Quem avisa...






Batuque

Para fechar em beleza.

2 comentários:

Anónimo disse...

façam + por favor...+ e+ e+ ... mas cortem estradas...acho que toda a gente tem que o fazer, quem nao o faz é porque deve tar bem na vida...cavacos e socrates fora...




força selao...

Anónimo disse...

ora aí esta uma mánif eclética