quarta-feira, novembro 30, 2011

Projectos leva-os o vento



Se há coisa que abunda e está na moda por estes dias, por estas bandas são os projectos.

Ele há-os para todos os gostos. Assim saissem do papel se bem que outros talvez nunca devessem ter saido.

Se há local onde eles são apresentados em promenor é na Feira de Agosto que serve de montra ao projecto do ano.

Por exemplo, salvo erro em 2009, era o projecto de requalificação do Largo da Feira. Nunca mais se ouviu falar em tal.

Depois a seguir foi o projecto de requalificação e arranjo paisagístico da Zona H2 com a construção de um jardim e parque naquele lote deserto onde volta-e-meia pontificam alfaias agricolas e outros maquinismos.

Também ficou em águas de bacalhau.

Este ano foi o projecto de requalificação do edificio da antiga escola primária, onde futuramente irá ser, em princípio, instalada a sede da Junta de Freguesia. Também será para as calendas gregas?

Muito bom, muito bonito não fosse o pequeno pormenor destes projectos não serem de borla sendo que os projectistas fazem-se pagar a peso de ouro pelo que fazer projectos avulso...

Por exemplo, consta-se por aí por portas travessas que, alegadamente, só para alterar o projecto inicial do centro escolar, devido aos achados arqueológicos, foram desembolsados mais de 400.000€. Fosse como fosse, agora as escavações ali estão sem que o trabalho seja concluido, com um baldio, uma nódoa, uma terra de ninguém dentro do recinto, semi-selvagem e com a agravante de, cada vez que chove, serem lançadas à estrada terras e lamas; o tipico caso de «nem o pai morre e nem a gente almoça». Tudo leva a crer que está ali um potencial novo Monte da Tumba, em que as terras foram expropriadas nos anos 80 e desde então ali está tudo ao abondono.

Agora temos um projecto novinho em folha, datado de 23/11/2011, que, se for para ser concretizado, maravilha, senão... é mais um. De ressalvar porém o pormenor de que para construir as duas rotundas na variante do Torrão, terá que ser construida primeiro... a variante do Torrão. Convém... A não ser que se vão construir as duas rotundas na variante do Torrão sem haver variante no Torrão. Sabe-se lá, hoje em dia já se vê de tudo!


Entidade adjudicante: Município de Alcácer do Sal
Entidade adjudicada: Francisco da Encarnação, Unipessoal, Lda
Objecto do contrato: Elaboração do Projecto que inclui o Estudo Prévio e o Projecto de Execução das duas rotundas a construir na variante do Torrão
Data da celebração de contrato: 11-11-2011
Preço contratual: € 11.900,00
Prazo de execução: 90 dia(s)
Local de execução: Portugal - Setúbal - Alcácer do Sal

DAQUI

Sem comentários: