quinta-feira, março 06, 2014

"Em política tudo o que parece é" - Como é que se descalça esta bota?

















 Vamos fazer aqui e agora uma daquelas perguntas incómodas e daquelas que geralmente ninguém faz. Nem sequer aqueles que as deviam fazer as fazem.

Ora bem, se a vigília pela manutenção do tribunal em Alcácer do Sal está marcada para Sexta-feira, dia 7 de Março, com início às 19 horas onde se espera que o ponto alto seja às 20h com a abertura dos telejornais, tal como disse o presidente da câmara na assembleia municipal da passada Sexta-feira, quando fez o apelo à participação dos munícipes, como é que às 21 horas do mesmo dia ainda vai haver reunião do executivo da junta do Torrão?! Vai ficar um bocadinho apertado, não?

Pode-se pôr a hipótese de não ir nenhum membro do executivo da junta do Torrão ou de, a ir, sair de lá prematuramente mas se repararmos, no anuncio da vigília dá a entender que câmara, mesa da assembleia municipal e TODAS as juntas do concelho irão estar presentes - aliás no cabeçalho a vermelho está mesmo escrito "TODOS JUNTOS" - e todos é mesmo todos. Ou "todos" não é verdadeiramente "todos" mas só alguns que fazem o todo que assim estará incompleto de todo. Confuso?
Para além disso, na página de facebook da junta está manifesto o apoio à iniciativa e informa-se que é ali que se fazem as inscrições para todos aqueles que queiram ir pois serão disponibilizados, ao que parece, "autocarro e viaturas" - mas um autocarro não é ele próprio uma viatura? E lá está mais uma vez a palavra "TODOS", "Vamos TODOS". Ora uma liderança apelar à população para participar e depois ela própria não dar o exemplo, faltar e não acompanhar, nas viaturas que irão ser postas à disposição, todos aqueles que queiram ir, ou sair prematuramente do local antes de tempo e não regressar com todos convenhamos que não é nem boa política nem tão pouco uma boa prática de liderança.
Parece que continua a haver tanto ao nível municipal como das juntas uns belos "political advisors". Tanta gente tão boa e a ganhar tão bem e não vêem isto que é tão linear e elementar? É gritante tanto amadorismo político mas o que é que se pode esperar mais? Basta olhar para a situação actual dos membros da anterior equipa municipal e de freguesias. Não é preciso ir mais longe. Pois, nós bem avisamos que política não é para aprendizes de feiticeiro. As análises políticas que se fazem aqui geralmente não falham e aqui vai uma: a continuar assim, daqui por quatro anos vai ser complicado... muito mesmo; por todas as ordens de razão se bem que a nossa análise e diagnóstico ainda não estão concluídos e nem poderiam estar pois ainda é muito prematuro traçar conclusões se bem que, à priori, os sinais que são dados... não deixam de ser preocupantes.
 O aconselhamento político e a gestão de comunicação (interna e externa) bem como a concertação e articulação entre todos, não é coisa que deva ser despicienda.
Quanto à reunião mensal de executivo - cuja a agenda já sofrera uma alteração porque nós chamamos a atenção para a coincidência de datas entre esta e a sessão da assembleia municipal (onde os presidentes de junta têm assento) e que ninguém tinha entretanto vislumbrado - se calhar ainda se vai a tempo de alterar para Sábado, não? Ou, como é que se descalça esta bota? Seja como for, é mais uma gaffe (desnecessária). Já há uma boa colecção delas e só passaram escassos cinco meses! Quando chegar a altura de as enumerarmos todas... já dá um artigo relativamente extenso.

Sem comentários: