segunda-feira, março 03, 2014

Uma vila arruinada - quais os pontos negros do Torrão?

A derrocada de parte de um edifício perto da confluência da Rua das Torres com a Rua do Relógio anteontem é só mais uma na lista enorme de verdadeiros perigos e a prova da degradação acentuada do parque habitacional do Torrão que faz desta vila desertificada um lugar pouco aprazível, perigoso quanto baste e cada vez mais miserável.
Mas quantos são e onde estão estes verdadeiros perigos públicos?

Comecemos com o caso mais recente. Situa-se na Rua das Torres próximo à Rua do Relógio.








E se o parque urbano do Torrão está degradado, o Inverno rigoroso que este ano se verificou tem vindo a agravar a situação. Na Travessa dos Frades é um antigo muro em pedra que também sofreu uma derrocada parcial recentemente e a situação não foi mais grave porque um poste da luz serve-lhe de suporte. Foi notícia aqui.





Também no Largo de S. Francisco está outro prédio antigo que ameaça ruína. A ameaça é tão grande que os serviços municipais vedaram aquela parte do passeio vai para três anos. Ainda assim há quem arrisque a parar os carros em frente.





Já na Rua do Pocinho (esse é que o seu nome por direito) outro edifício ameaça ruína.





Na Rua do Jericó, um matagal enorme projecta-se na rua enquanto o imóvel vai-se degradando aos poucos e garante quem ali mora, um leitor do nosso blog, que toda a sorte de animais selvagens ali habita.



Também na Rua da Matriz, outra casa que ameaça cair está no estado que mostramos aqui. Preocupante é também a situação da igreja matriz cujo telhado está coberto de erva. Não admira as infiltrações e as fendas numa das capelas.






Em 2007 um outro edifício, fronteiro à Rua de Beja, era uma ameaça aos automobilistas. Para além do artigo, grafitamos uma mensagem no prédio e endereçamos uma carta ao executivo da junta de freguesia de então como se pode ver aqui.









Ainda assim foram precisos três anos para que a câmara recorresse à posse administrativa e procedesse à demolição do mesmo antes que males maiores se verificassem como foi notícia aqui e aqui.


Actualmente esta é a situação na Rua de Beja



Sem comentários: