sábado, janeiro 01, 2011

Aviso à navegação: É para continuar!


"Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém"
Alvin Toffler (1928 - )

"A minha estratégia sempre foi fazer a minha própria corrida. Somente você pode determinar seu desafio pessoal. Não deixe a competição ou o seu oponente determinar qual deve ser o seu desafio"
Joan Benoit Samuelson (1957 - )

"A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos ávaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais"
Napoleão Bonaparte
(1769 - 1821)

"A estratégia de ontém foi o que nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada se quisermos garantir a nossa sobrevivência no futuro"
Paul Levesque



Fazendo votos de um 2011 melhor que um 2010. Pelo menos eu pessoalmente assim o espero pois não há male que sempre dure.
Agora que um novo ano se inicia é altura de renovar, com quem aqui vem, o «contrato» digamos assim que existe informalmente. Assim o Pedra irá manter a sua linha editorial intacta não cedendo um milímetro que seja naquilo que é pertinente para o seu autor e, se não para todos, para a maioria dos seus leitores.
Este é e será sempre um espaço de liberdade e reflexão e um espaço de informação/opinião/notícia não se deixando influenciar ou pressionar seja por que circunstância for, não será subserviente seja para com quem for e procurará manter o bom senso na medida do possível. Esta é uma ferramenta poderosa como já se demonstrou em várias ocasiões e como eu já tive oportunidade de testar no terreno podendo servir para construir ou destruir. Pessoalmente perfiro construir mas se for forçado a uma acção destrutiva não hesitarei.
O simbolo do Pedra no Chinelo está definido - O cavalo negro do xadrêz (The Black Horse). Não só porque gosto muito de xadrêz, me fascina o jogo e me considero exímio - já jogo há mais de 20 anos e penso que seja o melhor ou um dos melhores jogadores senão em todo o concelho pelo menos na freguesia, algo que gostaria de saber em pormenor; quem quiser jogar uma partidinha - como também porque o cavalo é uma peça única no jogo com caracteristicas bizarras sobre as demais. Não se detém perante seja que peça for independentemente do poderio ou categoria, saltando-lhes por cima se necessário for, tem um movimento único e errático com caracteristicas polivalentes. Um pivô que pode desencadear acções de ataque em profundidade sobre o adversário e abrir defesas cerradas. Tem uma boa mobilidade e acção à distância podendo, se centrada no tabuleiro, cobrir um raio de acção considerado controlando 8 casas todas da mesma cor em pontos díspares e podendo dar apoio de retaguarda a várias peças em simultâneo. Uma arma a não menosprezar e que com mestria na mão de um bom estratega faz estragos de monta. Opto pelo negro porque esta é a cor da discrição, da rebeldia/subversão/insubmissão e porque impõe temor.
Pena que não haja mais bloggers no Torrão pois assim poderia abrir e expandir o Pedra a mais autores. Essa seria mais uma novidade, uma melhoria para o blog e está em estudo. Quem quiser escrever textos decentes, e mais importante, pertinentes (assinados ou com pseudónimo mas que eu saiba quem é pois garanto que guardarei segredo sobre a identidade) e/ou enviar fotos a acompanhar o texto sobre os mais variados assuntos com exepção de publicidade, difamação ou insulto seja a quem for, e propaganda seja de que género for está à vontade. O texto será publicado como post e não como comentário. No entanto os textos a serem publicados serão da inteira responsabilidade dos autores dos mesmos. Como eu disse, o Pedra no Chinelo é de todos os que vierem por bem. Que ninguém tema, pois o Pedra no Chinelo não está a metamorfosear-se, a transformar-se. São apenas melhorias. Ano novo, vida nova!
O meu único interesse é servir Portugal, o concelho, a freguesia. Esta empresa é um acto de cidadania activa porque a participação não pode ser uma palavra vã em panfletos eleitorais das mais variados forças políticas. Comigo é para valer e se não servir de um jeito servirei de outro mas servirei sempre em qualquer circustância. Todos temos que ser um factor a ter em conta sempre - a não menosprezar acima de tudo - e não apenas em determinados periodos que quando terminam, tchau que agora é conosco, nós é que mandamos bem ou mal e ninguém tem nada que se meter e depois quando forem precisos venham cá outra vez e depois tchau novamente sem que o ciclo se quebre. Ah ah comigo não, violão. Conosco não. Lanço o desafio: Façamos todos do Pedra e da blogsfera em geral um factor a ter em conta pois não é fácilmente controlável. No século XXI todos têm opinião e palavra e isso custa a muita gente, os que querem deter o monopólio do poder. Agora sim sei, se duvidas ainda havia, que também detemos o poder e que até mesmo algo que à primeira vista parece ser pequeno e insignificante pode tomar proporções incontroláveis.
Até entidades poderosas se vergam perante os pequenos e as notícias sobre o mais obscuro assunto no mais obscuro local podem ser conhecidas em todo o mundo. É de facto uma ferramenta poderosíssima. Agora é tão mais fácil David vencer Golias. Já não é tão improvável este tipo de evento.

Sem comentários: